Conduta profissional e princípios éticos

Respeite sempre as regras de trânsito (inclusive nas faixas de ônibus). Para o próprio bem do passageiro Não se esqueça de dar a preferencial ao pedestre na faixa.

Não fume nem coma enquanto dirige. Além da possibilidade de receber infrações (como atirar objeto em via pública e dirigir somente com uma das mãos), o motorista pode incomodar o passageiro. Em dias quentes, não se esqueça de oferecer para ligar o ar-condicionado.

Sempre que possível abra a porta para o passageiro e, caso ele esteja com malas, ajude-o com a bagagem. Pergunte sobre sua preferência pela melhor rota na hora da corrida. Utilizar aplicativos que ofereçam o melhor traçado também é fundamental para conferir conforto e segurança na hora da corrida ao passageiro.

Nunca reclame de corridas pequenas. Lembre-se que mesmo sendo autônomo, você é um profissional em serviço e serve, antes de tudo, á população. Também diversifique as opções de pagamentos com máquinas de cartões. esteja sempre aberto a tecnologias e aplicativos que favoreçam o seu trabalho e consequentemente ajudem o passageiro. De quebra, você ainda poderá aumentar seu faturamento.

Cuidado também ao tecer comentários políticos, religiosos e, até mesmo, futebolísticos. Lembre-se sempre: Você é um profissional, não um amigo do passageiro. Estar atualizado com as notícias da cidade também é importante, assim como na parte turística e cultural. Assim você conquista a confiança do passageiro, repassa dicas e ainda pode trocar informações valiosas para seu crescimento profissional.

Valorização Pessoal e Profissional

Use sempre trajes e roupas adequados no horário de trabalho. Priorize a vestimenta social.

Higiene pessoal e com o próprio táxi é fundamental. Nunca se esqueça de que seu carro é seu instrumento de trabalho. Por isso, conserve-o da melhor maneira possível.

Cordialidade e simpatia são essenciais no dia-dia. Se possível, ofereça revistas e jornais no interior do táxi.

Faça o possível para agradar ao passageiro. Além de conquistá-lo enquanto cliente, isso irá facilitar seu trabalho, tornando-o mais agradável.

Busque sempre a qualificação profissional por meio de cursos de capacitação, aulas de inglês e ou outras línguas. lembre-se dos milhares de eventos, inclusive internacionais, que a capital Cearense sedia todos os anos.